SEO – Seja Encontrado Online

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SEO – Seja Encontrado Online

Esta é a forma mais simples que achei para definir o que é SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca).

Mas o que significa SEO na prática?

Imagine que você teve a orientação de fazer Yoga, pelos benefícios para o corpo e a mente, e saiu para procurar pela casa de yoga que lhe indicaram, mas não levou o cartão de contato.

Aí você pega o seu celular, conecta na internet e pesquisa no Google pela casa de yoga. (Esta atividade é cada vez mais comum.)

Se estiver tudo ok com as técnicas de SEO para esta casa de yoga, ela irá aparecer no Google com endereço, telefone e até um mapa, mostrando a sua localização. Basta então você se dirigir para local indicado e agendar sua aula.

E se não tivesse encontrado nada sobre este lugar, o que você faria? Talvez você escolhesse outra casa de yoga ou até uma academia e, provavelmente, naquela que te indicaram você não voltaria mais, não é mesmo?

É exatamente assim que acontece com qualquer empresa que é procurada através do Google, por exemplo. Se ela aparecer, ganha um novo visitante e, quem sabe um comprador. Se não aparecer, perdeu a chance de realizar negócios.

Veja este exemplo na prática, com uma casa de yoga que é minha cliente, a Sarvananda:

SEO-na-pratica-Busca-Google-Carlos-Soto

Este é o grande potencial de apoio às vendas que as técnicas de SEO geram para o seu negócio na internet, ajudando sua empresa a ser encontrada nos mecanismos de busca, gerando mais visitas e possibilitando mais vendas.

Se você está na internet e tem uma solução para um público específico, precisa ser encontrado, não é mesmo?

Portanto, o SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que fazem com que seu cliente consiga chegar até o seu site, através de uma pesquisa no buscador, Google, por exemplo.

Daí a minha brincadeira de dizer que SEO significar “Ser Encontrado Online”, que, na prática, é isso mesmo que as práticas de SEO fazem com sua empresa.

Quando buscamos o nome de uma loja ou empresa, por exemplo, é simples pensar que o buscador vai trazer o site da sua empresa quando formos buscar pelo nome dela (embora em alguns casos, nem isto acontece), certo?

Agora, quando buscamos por um produto ou por um conceito, como ´emagrecer com dieta´, temos que ter em mente que vamos ter que configurar o site de nossa empresa de tal forma que ele possa ser mostrado no resultado da busca para estes termos, que são chamados de ´palavras-chave´.

Cada buscador possui um conjunto de regras para definir a posição que será mostrado um link de uma página. Aqui explicarei um pouco as regras do Google, que é o buscador mais utilizado.

O Google é um gigantesco banco de dados que guarda uma relação bem simples

Palavra-chave => link de destino

Palavra-chave é todo termo que é utilizado para fazer uma pesquisa. Pode ser uma só palavra do idioma, como “pizza”, ou uma composição de várias palavras, como “pizza calabresa com borda recheada”.

Link de site é um link de um site, blog, e-commerce ou rede social, que o Google classificou como sendo a melhor opção para ele apresentar para quem esteja pesquisando por uma palavra-chave.

E como para uma palavra-chave específica podem haver milhares e até milhões de páginas concorrentes que se dizem ser uma boa referência para a pesquisa, o Google faz uma classificação do link para determinar quem fica em primeiro lugar, segundo e assim por diante.

Esta classificação é feita a todo instante, seja porque os próprios programas do Google que vasculham o conteúdo das páginas dos sites, conhecidos como robôs, seja porque houve alguma atualização do sistema de buscas.

O objetivo das atualizações são melhorar os parâmetros de classificação dos links e também barrar algumas práticas que tentam burlar esta classificação, colocando nas primeiras posições páginas que não mereciam estar lá ou ainda, que contenham algum malware.

Quando o Google pega alguém fazendo este tipo de malandragem, a ação é imediata: bloqueio da conta do dono do site e remoção do site de todas as bases do Google. Portanto, nem pense em fazer isso!

Mas e o que isso tudo tem de prático em relação à vender mais pela internet?

A relação é simples e direta. Se o seu site não aparecer nas primeiras linhas de resultado, dificilmente seus potenciais clientes poderão achar sua empresa e suas soluções.

E as dicas para deixar seu site nas primeiras colocações na pesquisa do Google são:

  • Utilize as palavras-chave que estão de acordo com as buscas do seu público

As palavras-chave são a base de toda a pesquisa. Escolha aquelas que são alvo de seu público, mas também aquelas que você está realmente trabalhando no conteúdo do seu site.

  • Tenha um conteúdo relevante para o seu visitante

O conteúdo do seu site deve ser importante para o seu visitante. O Google sabe disso verificando as palavras-chave que estão em evidência no seu site e os comparando com outros sites da mesma categoria.
Não adianta escrever “encheção de linguiça”, pois o Google vai saber disso e seu visitante também.

  • Faça atualizações constantes do seu conteúdo

Site que não atualiza o conteúdo vai ficando para trás, inclusive na frequência que o Google o visita para saber de novidades. Gere conteúdo importante para o seu público e faça isso com frequência.

  • Tenha link de outros sites para o seu

O Google considera seu site um bom site para um determinado assunto se outros sites tiverem links apontando para o seu site.

  • A página em questão está nas mídias sociais

Estar nas mídias sociais é um ponto positivo para o site. Puxando para o seu lado, se a rede social em questão for a Google plus, ponto positivo para o seu site.

Quem faz toda esta pesquisa no Google são os robôs, programas especializados em fazer a pesquisa e a classificação das páginas de site. Ao total são mais de 200 itens que são checados por estes robôs. E cada item acrescente um ponto e coloca o link mais acima nos resultados das buscas.

Portanto, não é só gerar conteúdo por conteúdo, isso não engaja com o seu público e o Google “percebe” que é “encheção de linguiça”.

Os resultados das práticas de SEO não são imediatos, principalmente porque o Google precisa de um tempo para pesquisar o novo conteúdo que você disponibiliza e seu site.

Também não é um trabalho simples, pois envolve todo o conteúdo do site para que a mudança seja efetiva no sistema de busca.

Mas o resultado final é compensador. Estas técnicas são para melhorar a posição no resultado orgânico, ou seja, o resultado das pesquisas sem o pagamento de campanhas.

Além de não pagar pela pesquisa, se recebe um novo visitante que está interessado na sua solução (através da palavra-chave que ele digitou no Google).

Portanto, inicie o quanto antes as tarefas de SEO em seu site, blog ou e-commerce para obter estes ótimos resultados.

Faça um teste básico: digite o nome de sua empresa no Google e veja se aparecem todas as informações como no exemplo que dei da casa de yoga. E veja também se o site da sua empresa aparece nas primeiras posições quando você faz a busca de um termo que está relacionado ao seu negócio, como ´consultoria em gestão empresarial´.

Se o resultado deste teste não for como deseja, você precisa de ajuda para implantar as práticas do SEO de forma eficiente em seu site.

Eu posso lhe auxiliar a melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca, preencha o formulário no link abaixo para entrar em contato comigo e assim eu saber como posso lhe auxiliar.

Formulário de contato.

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E até a próxima.

Um abraço e boas vendas.

Carlos Soto
Especialista em Vendas Online

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