5 dicas para aumentar as vendas na Black Friday

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Olá, tudo bem?

Todo mundo fala de Black Friday quando chegamos ao mês de novembro. Mas afinal é realmente uma forma de aumentar as vendas de sua empresa?

A resposta é SIM!

Segundo o sistema de reputação de lojas online, o Ebit, o resultado de 2017 da Black Friday Brasileira foi R$ 2,1 bilhões em faturamento.

Nada mal para uma data importada dos Estados Unidos onde foi criada e que tem a função principal de zerar os estoques e por isso é um corre corre nas lojas de pessoas querendo fazer bons negócios.

Tumulto em loja no Black Friday americano em 2014. Todos querem aproveitar a oferta!

Aqui no Brasil não é diferente. Assim como em outras datas festivas, os internautas saem a caça de boas ofertas e oportunidades nesta data, que será no dia 23 de novembro de 2018.

A previsão para esta data é de um faturamento de R$ 2,87 bilhões no comercio eletrônico. Esta previsão é para apenas os dias 22 e 23 de novembro e o resultado é de um aumento de 16% no faturamento em relação ao ano de 2017.

Bom, não há dúvida de que sua empresa deve aproveitar esta no Black Friday de 2018. Então vamos às dicas para sua empresa vender mais nesta data.

1 – Quais empresas / segmentos podem participar do Black Friday? 

Qualquer empresa de qualquer segmento pode entrar no Black Friday. Este dia é apenas uma ´desculpa´ para seus potenciais clientes procurarem sua empresa, pois ´todo mundo quer fazer um ótimo negócio nesse dia´.

Há um levantamento de que produtos de beleza e cosméticos irão vender mais este ano, mas é apenas uma previsão e se seu segmento não é nenhum destes, não fique desanimado.

A Black Friday não se restringe a lojas virtuais.

Nesta data empresas de serviços, como consultoria, produtos físicos e digitais também podem oferecer seus produtos e serviços, pois todos querem uma oportunidade de bons negócios e seus clientes gostariam de ter a mesma oportunidade com sua empresa.

Exemplo de aumento de vendas nas 5 primeiras horas de vendas de 2017.

2 – Será oferecido algo realmente atrativo para seus clientes? 

Nesta data os potenciais clientes procuram ofertas de preço. Então, avalie se seus preços estão compatíveis com o mercado e se realmente são uma vantagem para seus clientes.

Mas o preço não é o único fator positivo de uma oferta. Como uma estratégia para dar vazão de outros produtos ou serviços, sua empresa pode oferecer combos, pacotes de soluções que irão diferenciar o preço do restante dos concorrentes.

3 – Qual é o melhor tipo de oferta para esta data? 

Nestes dias de 22 e 23 de novembro, todas as empresas estarão disputando a atenção do seus potenciais clientes. Estes, por sua vez irão receber uma enxurrada de anúncios e ofertas.

Então, seu anúncio, sua oferta deve ser CLARA, OBJETIVA E BEM SEGMENTADA. Isto porque cada vez temos  menos tempo para anúncios complicados ou sem direcionamento e se sua empresa não segmentar corretamente seu anúncio para o público correto, estará jogando dinheiro fora, literalmente.

4 – Considere o fator tempo em seus anúncios. 

Saiba que: quanto menos tempo de anúncio, mais investimento será necessário.

Lembre-se que nesta data sua empresa estará disputando com outras pela atenção do seu potencial cliente e estes anúncios farão disputa em um tipo de leilão (para anúncios pagos nas redes sociais e nos mecanismos de buscas).

Algumas empresas grandes farão altos investimentos nestes dias, portanto, se seu orçamento para os anúncios for menor, faça não 2 dia de Black Friday, faça uma semana ou quinzena, para que com o investimento menor possa atingir o seu público em potencial.

Mas segmente bem seu público, caso contrário esta estratégia não irá dar certo.

5 – Faça uma uma boa entrega e fidelize o cliente. 

O Black Friday é chamado por alguns de Black Fraude, infelizmente. Isto porque alguma empresas mal intencionadas acabaram queimando a reputação desta data.

Por outro lado, muitas empresas falham por não esperarem (não acreditam) nem se prepararem para o aumento de fluxo de potenciais clientes interessados em sua loja virtual, site ou blog e acabam falhando no atendimento, gerando reclamações.

Para evitar isso, prepare-se para o atendimento na pré-venda, com sua equipe de vendas bem informada e pronta para atender os clientes que chegarem à sua empresa em busca de ofertas.

E preze para fazer uma ótima entrega, um pós-venda excelente. Em uma época em que todos valorizamos a experiência e a vivência, faça seu cliente se sentir bem atendido e especial.

Esta estratégia é, sem duvida, uma das que mais fideliza clientes e gera divulgadores, evangelistas, de sua marca.

Análise final da aplicação destas estratégias

Bem, estas são as recomendações simples para sua empresa se preparar melhor para esta data de ´caça aos bons negócios´.

Mas talvez você se pergunte:

E se chegarem vários acessos à minha loja virtual ou site, mas não comprarem meus produtos ou contratarem meus serviços? Isto é normal? O que fazer?

Sim, é normal, pois muitos chegarão ao seu site, blog ou loja virtual para ´dar só uma olhadinha´. O mesmo comportamento que acontece numa loja física acontece no online também.

E o que deve ser feito neste momento é avaliar bem o todo o fluxo de vendas (funil de vendas) de suas empresas. Será que está claro para os clientes como devem comprar / contratar seus serviços?

Por outro lado seu anúncio deve estar bem claro e se quiser uma ajuda para melhorar seu anúncio, neste artigo eu dou mais dicas para seu anúncio não parecer ´invisível´ para seus clientes. 

E se estas etapas do funil de vendas estiverem corretos e não estiver acontecendo vendas, então é hora de sair do ambiente da sua loja ou site + anúncio e ir para o seu segmento de mercado.

Como já comentei anteriormente, seu preço está compatível com o mercado? Ele está sendo visto como uma real oferta? O cliente sente realmente que está diante de uma boa oportunidade?

Estas análise são importantes, pois elas visam agradar seu cliente e torná-lo fiel à marca. Como eu gosto de dizer, de nada adianta me oferecerem 80% de desconto em um produto que não me interessa.  A venda não acontecerá se não se atender o cliente de forma verdadeira, atendendo sua real necessidade.

E esta é a base que deve estar bem ajustada (o bom atendimento ao seu cliente) para que todas as técnicas de aceleração de vendas e crescimento acelerado, Growth Hacking, possam ser aplicadas em sua empresa.

Preparando-se para decolar!

O Growth hacking, crescimento acelerado, reúne técnicas que ajudam empresas a alavancarem suas vendas, mas precisam estar sob uma base sólida e segmentação correta do público para aí realizar a aplicação das técnicas de aumento de vendas nos vários estágios do funil de vendas de sua empresa.

É com esta base e com a construção de sistemas de vendas automatizados, que eu já ajudei meus clientes a ajustarem seus anúncios, direcionarem seus esforços e com isso aumentarem suas vendas.

Se sua empresa estiver disposta e preparada para fazer esta mudança com foco no crescimento exponencial de vendas, eu posso lhe ajudar também. Para isso, preencha o formulário de contato, no link a baixo, para que possamos marcar uma reunião online e assim iniciaremos um novo projeto de crescimento de vendas na sua empresa.

Questionário sobre sua empresa para determinar se sua empresa pode receber as técnicas de crescimento acelerado 

Aguardo seu contato. Terei o prazer de também poder ajudar sua empresa como já ajudei outros clientes a aumentar suas vendas utilizando a internet.

Aplique as dicas acima, que contêm o mindset do Growth Hacking, e tenha sucesso no Black Friday.

E se você gostou deste artigo, faça seu comentário abaixo. E se souber de alguém que está precisando destas dicas, compartilhe-o mas suas redes sociais.

Um abraço e boas vendas.

Até a próxima.

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