Marketing de Conteúdo

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Você já deve ter passado por uma situação em que ao dizer a alguém o que você faz ou o que sua empresa faz este alguém olhou para você com um belo ponto de interrogação estampado em seu rosto.

E o que você fez? Explicou com mais detalhes e até usou outras palavras para ser entendido pelo seu ouvinte. Se não foi de primeira, você tentou explicar novamente, não é mesmo?

O que você fez foi fornecer conteúdo. Conteúdo este que, de forma mais ajustada ao seu ouvinte, pôde ser melhor absorvido por ele e assim, você se tornou entendido e a conversa continuou e pode ter terminado com um novo negócio sendo fechado.

Então esta pode ser uma definição resumida desta estratégia de marketing:  “marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que visa engajar clientes através do fornecimento de conteúdo de valor e ajustado às necessidades do público alvo”.

Eu costumo dizer que no mercado existe de um lado uma boa empresa, com bons produtos e serviços e em busca de clientes. Do outro lado, temos os clientes com um problema específico sem saberem quem pode lhes ajudar a resolver.

A internet elimina muitos fatores da separação destes grupos, reduzindo distâncias, conectando pessoas de vários lugares e de várias formas. Mas mesmo com todas estas facilidades do universo digital, a falta de clareza na comunicação entre fornecedor e público alvo é um dos fatores mais comuns e um dos que mais bloqueiam o fluxo dentro do ciclo de compra.

O uso do conteúdo não preso somente ao fluxo de venda, mas sem ele a venda fica bem mais difícil de acontecer. O conteúdo bem construído, e na hora certa, quebra barreiras que impedem a realização da compra e tornam esta ação mais fácil e agradável para o novo cliente.

Esta estratégia não é nova nem é exclusividade do mundo digital. Ela está presente em todo verso de rótulo que contêm uma receita de como usar o produto, em todo guia que aponta os melhores restaurantes de um local ou em um manual rápido de melhores formas de uso de um determinado aparelho.

Mas gerar conteúdo por conteúdo não é o objetivo. Isto não engaja os clientes. Bula de remédio que o diga. 🙂

O objetivo deste conteúdo estruturado é orientar, ensinar e guiar o público para que possa se sentir mais seguro sobre o que está adquirindo e todo o processo de como comprar ou contratar e posteriormente usar o que adquiriu.

E para que este conteúdo gere resultados positivos e engajem seu público em suas campanhas ele deve ter o foco no cliente, respeitando todas as fazes do ciclo de compra.

Vou listar alguns resultados que o uso do marketing de conteúdo pode gerar para sua empresa:

Com um conteúdo certo você poderá alcançar pessoas que não pensavam em contratar seu serviço ou produto.

Por exemplo, uma pessoa que não se importava em fazer exercícios físicos, pode começar a se interessar depois de ler em um artigo que ´exercícios dão mais disposição´. ´Ter mais disposição´ era o que interessava ao leitor. Faltava ele ligar uma coisa com a outra para se decidir em frequentar uma academia, por exemplo.

O conteúdo poderá ajudar a finalizar uma ação de compra.

Colocar um link de fácil acesso para as políticas de devolução pode fazer com que um cliente que estava no carrinho de compra e teve a dúvida de ´o que faço se eu quiser devolver?´. Tendo a informação que precisava faz o cliente efetuar a compra.

É o conteúdo quem irá levar a sua empresa e seus serviços para os novos públicos.

Será uma descrição clara de qual é a solução que sua empresa gera, quem é você ou quais são os benefícios de contratar sua empresa que irá fazer com o que os novos clientes decidam se vão querer saber mais sobre você ou não.

As equipes de venda são beneficiadas diretamente com um bom conteúdo.

Se tem uma coisa que vendedor gosta é de cliente decido, que saiba o que quer, não é mesmo? Para isso este cliente deve ter sido ´treinado´ sobre o produto ou serviço, a empresa fornecedora, como comprar, etc. E quem está preparado para fazer este treinamento senão a equipe geradora de conteúdo?

O conteúdo define o público.

Se seu conteúdo for técnico, o público que visitará seu conteúdo tem o perfil técnico. Se seu conteúdo for estrategista, o público será aquele que procura por estratégias. Por este motivo, o fato de você ter muitas visitas ao seu site e nenhuma venda, pode ser o tipo de conteúdo que está atraindo um público não desejado, ou seja, não comprador.

Além da criação de conteúdo, técnicas como SEO são necessárias para que novos públicos “achem” seu conteúdo (nos sistemas de busca, como o Google) e assim, surjam novas oportunidades de venda.

E se seu conteúdo agradar, você passará a ter novos seguidores iniciando o trabalho de fidelização deles, como orienta a estratégia de Inbound Marketing.

E uma dica final é: evite ficar mudando de assunto a toda hora, saindo do foco da sua linha editorial. Isto pode provocar o desinteresse de quem estava seguindo suas publicações, reduzindo a qualidade das suas campanhas, por exemplo.

Como você pode ter visto, o conteúdo é um aliado fantástico para conquistar novos clientes e para reter os que já existem. Por isso, se diz que “o conteúdo é rei“. Portanto, pense seriamente em aplicar o marketing de conteúdo o quanto antes em sua empresa.

E se depois deste texto você pode estar pensando “Nossa! Agora vi que tem muito conteúdo para criar!”.

Sim. Isto pode acontecer. Uma análise em tudo o que sua empresa já produziu de conteúdo online pode resultar na orientação para que se crie muito conteúdo complementar, por isso é preciso um procedimento certo para não se perder no meio de tantas tarefas operacionais que podem desviar da linha editorial definida.

Minha dica é que você olhe para cada conteúdo que você já publicou ou para a sua loja virtual e questione-se: “Será que isto gera está claro para os clientes”? Marque as melhorias que podem ser aplicadas e assim você terá um roteiro rápido para a geração de conteúdo a partir de agora.

Imagino o quão surpreso você ficará ao ver o resultado sobre a ação dos seus clientes diante do seu material de divulgação com a criação de um bom conteúdo.

Mãos a obra!

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E se precisar de ajuda na criação deste roteiro de melhorias de conteúdo, preencha o formulário no link abaixo que eu saiba como lhe contatar.

Formulário de contato.

Fique bem e boas vendas.

Um abraço

Carlos Soto
Especialista em Vendas Online

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