Dicas para seu Black Friday ter mais resultados

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá, tudo bem?

Está pensando em entrar no embalo do Black Friday para fazer ofertas para o seu público e vender mais?

Então, você está certo em aproveitar esta oportunidade, pois ano após ano o Black Friday vem se tornando um evento de ofertas cada vez mais procurado pelos internautas brasileiros. Tanto até que o próprio Google já tem registrado este crescimento, como mostra o gráfico a seguir:

buscas-crescentes-black-friday

Então, não há dúvida: o Black Friday é uma ótima oportunidade para sua empresa apresentar ofertas para o seu público.

E por falar em ofertas, vamos entender um pouco mais sobre uma boa oferta no Black Friday.

Primeiramente, para uma oferta ter bons resultados ela deve atender o que o seu público deseja. Em especial, no Black Friday, o que todos procuram é fazer um bom negócio.

E quando se fala em bom negócio, pode não ser somente um desconto. Há varias formas de fazer seu cliente se sentir fazendo um bom negócio, seja através de um bom atendimento, entrega no prazo, etc. E é preciso tomar cuidado com o que se promete, pois no início do Black Friday no Brasil, algumas empresas se mancharam e até foram punidas por venderem e não cumprirem.

Portanto, forneça um bom negócio para seus clientes e preze para manter uma boa imagem perante seu público.

E voltando para os anúncios, além de saber o que o seu público deseja, é necessário também saber em que estágio de relacionamento com sua empresa ou o quando esse público conhece do produto ou serviço que sua empresa está ofertando.

Para a sua clientela, para quem você já tem um contato mais próximo, pois já conhecem sua empresa e seus serviços, ofereça suas ofertas, pois pode ser que algum destes seus contatos esteja esperando uma boa promoção de sua empresa.

Muitas vezes empresas fazem divulgação de anúncios do Black Friday, mas o site, a loja virtual ou até a loja física não estão preparadas para atender estes anúncios.

Sendo assim, comunique que sua empresa está com promoções no Black Friday por toda a sua rede de contatos.

Agora, se o objetivo é buscar novos clientes, você terá que pagar pela visita de novas pessoas ao seu site, loja virtual ou fanpage.

Você terá de fazer os anúncios pagos. Se for no Facebook, será através do Facebook Ads. Se for através do Google, você usará o Google Adwords.

São vários aspectos que devem ser considerados em um anuncio pago para público novo, como lembrar que este percentual cliente pode não conhecer sua empresa ou seu produto, o que pode dificultar o processo de venda.

Mas vou me ater aqui ao fator financeiro do investimento na campanha. Temos que lembrar que no dia do Black Friday, dia 25 de novembro, serão várias as empresas que estarão apresentando seus produtos e serviços, disputando seus potencias novos clientes.

E isto, no geral, tornará mais caro o custo por clique, pois a todo instante, tanto o Facebook Ads quanto o Google Adwords, estão realizando um leilão para escolher qual é o anuncio que será exibido. E toda empresa vai querer garantir ter seu anúncio sendo exibido para o seu público.

Os maiores investimentos são os que ganham a oportunidade de terem seus anúncios exibidos por mais tempo. Mas saiba que não é só aumentando o orçamento do seu anúncio que fará que ele seja exibido.

Tanto no Facebook quanto no Google existe um índice de qualidade que, se não for satisfeito, o anúncio não será exibido como esperado, mesmo pagando mais caro pelo clique. E quando isto acontece, as empresas estão literalmente jogando dinheiro fora, ou melhor, direto para as contas do Facebook e do Google.

Como eu disse, são vários os fatores que tornam uma campanha efetiva ou não. 

Mas, digamos que você venha ter o melhor orçamento em um leilão e seu anúncio está sendo exibido neste momento.

E… acabou de ser feito um clique! Oba!

Alguém clicou, a sua taxa de conversão aumentou… mas não gerou vendas…

Por que?

Porque estamos tratando de novos potenciais clientes que podem ou não estarem no melhor momento da compra. E, na maioria das vezes, eles estão “só olhando”.

E aí, neste exemplo, você pagou por um clique caro no Black Friday e não teve vendas.

Por este motivo que eu aconselho as empresas que atendo que o relacionamento com o público deve ser levado em consideração quando se cria um anúncio.

E existem técnicas para melhorar os índices de conversão de uma campanha. São técnicas com foco nas vendas, propriamente ditas e não somente na geração de anúncios.

Portanto, a dica que quero deixar para você é que se for anunciar no Black Friday, pense em não focar toda a sua energia, tempo e recursos para o dia 25 de novembro se seus anúncios não estiverem bem direcionados aos diferentes públicos que aparecerão em busca de bons negócios neste dia.

Faça uma extensão desta data, seja para trás, fazendo uma black week, ou para frente, como é feito originalmente nos EUA, onde o Black Friday é o início das promoções de vendas do final do ano.

Isto irá fazer com que você aumente a exposição do seus anúncios e não gaste todos os recursos, energia nem sua expectativa de vendas em um só dia.

Todo este desgaste que se gera em uma única data também pode ser sanado quando se aplicam estratégias para vender todos os dias, que são as estratégias que posso apresentar para sua empresa. Para isso, clique no link a seguir e me conte mais sobre como posso ajudar sua empresa a vender mais através da internet.

Questionário sobre sua empresa para determinar de onde partirão as ações de aumento de vendas online

Se você gostou deste artigo, faça seu comentário abaixo. E se souber de alguém que está precisando desta dica, compartilhe-o.

Um abraço e boas vendas.

Até a próxima.

 

Deixe uma resposta