O que é Marketing Digital e como ele pode ajudar sua empresa a vender mais?

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O que é Marketing Digital?
Embora possa parecer algo distante e complicado, o marketing digital pode ser definido, de forma simplificada, como o uso de táticas de marketing adaptadas às características da internet.

Ou seja, é possível utilizar a maioria das estratégias de marketing que são utilizados em outros meios de comunicação, como jornais ou tv, mas sempre levando em consideração as características do ambiente digital, e assim tornar as campanhas de divulgação mais eficientes.

Segundo o americano Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, quando questionado no que focaria, se começasse hoje: “Como entramos na era digital, iria me dedicar à mídia digital”.

“À medida que o ritmo de mudança acelera, as empresas não podem mais confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade” – Philip Kotler.

As vantagens de se usar o Marketing Digital para fazer a divulgação de seus produtos e serviços começa com o gigantesco tamanho do mercado formado pelos mais de 100 milhões de usuários de internet, só no Brasil.

Destes, quase a metade, 39 milhões já fez alguma compra pela internet (dados de 2015). Com estes números podemos afirmar que, com poucas exceções, todo negócio tem um público consumidor na internet a ser explorado!

Uma loja de cosméticos, que se limitava a vender produtos em São Carlos – SP e região, com a implantação de sua loja virtual teve sua primeira venda online para uma cliente do estado do Rio. Agora sua loja vende para todo o Brasil.

O marketing digital permite divulgar produtos e serviços a clientes que precisam de suas soluções e que estão espalhados pela internet, expandindo consideravelmente o mercado do seu negócio.

Mas neste gigantesco mercado digital, encontrar seus clientes seria como ´procurar uma agulha no palheiro´ se não fosse uma das principais características que o internet marketing oferece: precisão para encontrar o público-alvo.

Ao contrário de outros veículos de divulgação em massa, como tv ou rádio, na internet é possível divulgar um produto ou serviço para um público-alvo específico, esteja onde ele estiver.

Por exemplo, podemos apresentar os serviços de uma nutricionista para todas as mulheres de uma cidade, na faixa etária de 25 a 40 anos. Ou podemos exibir a loja virtual de uma papelaria artística quando alguém procurar no Google por “decoração para festas na cidade x”. Quanto mais precisa a divulgação, melhores serão os resultados, segundo a técnica de cauda longa.

E quando usamos mais uma importante característica do marketing digital que é a automação de processos, podemos aproximar nosso atendimento aos clientes através de site ou e-commerces, que permitem que um cliente seja atendido, automaticamente, a qualquer hora do dia (ou da noite) de qualquer parte do país (ou fora dele).

Por exemplo, se um cliente estiver pesquisando sobre viagens, no meio da noite, um site ou blog pode fornecer orientações sobre as melhores viagens, segundo suas preferências. Ou uma loja virtual pode atender o pedido de um cliente que deseja comprar um produto, durante o horário de almoço, diretamente do seu celular e receber em na tranquilidade de sua casa.

Este cenários mostram como as principais características da internet e das ferramentas utilizadas pelo marketing digital que podem ajudar a sua empresa a aumentar suas vendas.

E vemos que desta forma o marketing na internet oferece recursos para o que Kotler define como sendo os 3 conceitos principais no uso do marketing profissional:
“Primeiro, foco no consumidor e em suas necessidades. Em segundo lugar, criar, comunicar e entregar valor sabendo de antemão quais são seus valores, necessidades, percepções e crenças. Por fim, lembrar que o objetivo final é ter um consumidor satisfeito e encantado” – Philip Kotler.

Estas características permitiram que os clientes que atendi nestes 3 anos de consultoria em marketing digital, pudessem se destacar em suas áreas de atuação, aliando seus bons atendimentos e as estratégias de internet marketing.

Se você deseja minha ajuda para utilizar corretamente o grande mercado da internet no Brasil, a precisão para a localização do seu público-alvo e a automação de processos, e assim sua empresa também alavancar mais vendas pela internet, contate-me, utilizando o formulário do link abaixo.

Formulário de contato.

Um grande abraço e sucesso em suas vendas!

Carlos Soto
Especialista em Vendas Online

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