Como criar um site ou blog vendedor | Como receber bem seus clientes

Tempo de leitura: 7 minutos

Uma das principais portas de entrada para o seu negócio na internet é através do site da sua empresa. Por este motivo ele deve ser agradável e preparado para bem atender o visitante, cliente em potencial, desde o seu primeiro contato.

Basicamente o sita da sua empresa deve ´causar boa impressão´ e ´se ajustar às regras do Google´.

Quando estes 2 fatores básicos não são atendidos, o resultado é o número baixo de visitas ou um número razoável de visitas, mas sem nenhuma conversão (compra ou contato para contratação de serviços).

E nem estou falando ainda das campanhas de divulgação (que direcionam o público para o site), que podem não estar gerando o resultado esperado em vendas porque o site, que está recebendo os potenciais clientes alcançados pela campanha, chegam a um site com mais problemas que soluções e por isso, simplesmente desistem da compra.

Particularmente, eu já não faço ´somente um site´, pois ele é apenas a porta de entrada, o primeiro passo para uma real campanha de vendas online, que é o que realmente eu aplico em meus clientes.

E para que este primeiro contato com seu potencial cliente seja uma boa experiência para ele, devem ser considerados os seguintes pontos na hora de criar um site ou blog vendedor:

OBS: Estes passos servem para a criação tanto de um site, blog ou e-commerce.

1 – Seu site deve ser achado pelo Google.

Muitos empresários ficam sem entender porque seu site não é achado nas buscas.
Uma possível resposta para não aparecer nas pesquisas do Google pode ser porque não se utilizou no conteúdo do site os mesmos termos usados para a busca que se deseja obter algum resultado.
Ou seja, a pesquisa de ´celular barato´ mostrará seu site como resultado se no conteúdo do site este termo existir.
Para saber mais sobre como seu site ser encontrado pelo Google, acesse este a artigo – SEO – Seja Encontrado Online.

2 – O Google deve enxergar o conteúdo do seu site.

A busca do Google não enxerga ´dentro das imagens´, ou seja, por mais palavras escritas que haja dentro de uma imagem, para o Google ela é simplesmente um vazio. Portanto, tenha certeza de que o conteúdo da imagem está também no texto da página onde está a imagem.

imagem-com-texto

Imagem com texto dentro do seu site.

como-o-Google-Enxerga-texto-nas-imagens
Como o Google enxerga as imagens com texto

3 – Seu site deve se adaptar aos celulares e outros dispositivos móveis

O que era aviso do Google, agora já é uma limitação, não dele, mas do seu público, que, se não conseguir ver seu site em um celular, certamente não voltará a visitar seu site.
Quando estamos fazendo uma campanha no Google Adwords (anúncios do Google) e estamos usando um site que não está otimizado para celulares, o Adwords gera o aviso abaixo, para alertar que a campanha pode não ter os resultados esperados.
Se você quiser testar seu site em celulares, confira este artigo – Como descobrir que seu site é adaptado para mobile.

Aviso-do-Google-Adwords-sobre-um-site-nao-responsivo
Aviso do Google Adwords – páginas da campanha podem não funcionar em celulares

Depois destes detalhes técnicos do seu site / blog, agora vamos para os aspectos do conteúdo.

4 – Defina um objetivo para o seu site.

Um site deve ter um objetivo, uma meta, uma direção para o seu visitante. Se isto não estiver claro, a primeira impressão causada pode ser ´confusão´.
Se o site de propõe a vender um serviço, a descrição deste serviço deve ser fácil de entender e de contratar.
Além do conteúdo, o site deverá mostrar claramente o objetivo central dele, seja a venda de um produto ou contratação de um serviço.
Também é necessário mostrar ao visitante aquilo que é de interesse para ele.
Verifique este objetivo principal no seu site, pode ser a causa de não estarem acontecendo as vendas ou contatos esperados. Para saber mais sobre os objetivos de um site vendedor, acesse este artigo – 6 passos para fazer uma campanha vender mais

5 – Trace o fluxo de atividades bem claras para o seu visitante.

Já entrou em uma loja e ficou perdido logo assim que entrou e depois foi difícil achar até o ´caixa´?
Em muitos sites este ´caminhar´ pelas áreas do site também não são bem definidas e isso gera confusão e insegurança, fatores que abalam totalmente as chances de compra de um produto ou de contratação de um serviço.
E lembre-se que o fluxo deve ser definido desde a primeira chegada até o site da sua empresa até a saída do seu visitante.
Eu comento este fluxo neste artigo – Funil de Vendas – Conduzindo seu público até a compra

6 – Defina qual é o propósito do seu site através do conteúdo

Muitas vezes os sites que visitamos falam de tanta coisa que não sabemos ao certo do que eles realmente tratam. Quando isso acontece, ocorre uma desconexão do visitante com o seu site. Isto porque pode ser que ele tenha chegado ao seu  site através de um artigo sobre finanças, por exemplo, e se os próximos artigos forem sobre jogos de celular, possivelmente este visitante não se achará conectado com seu site.
Ao definir o conteúdo do seu site, siga-o, através de uma linha editorial, sequência de conteúdo ligados a um tema específico. Acesse este artigo para saber mais sobre Linha Editorial

7 – Utilize ferramentas que ajudem seu site a interagir com seus clientes

Por fim, lembre-se que você precisará atualizar constantemente o conteúdo de seu site ou blog. Para isso, utilize uma plataforma de edição fácil de utilizar. Eu recomento o WordPress. Aliás, este blog é feito em WordPress.

Além da plataforma é necessário definir uma ´cara´ para o seu site ou blog. Esta cara tem o nome de ´tema´ ou ‘template’. Se você quer um blog rápido de configurar e que seja voltado para vendas, sugiro o tema ´Épico´.
E caso sua empresa precise de um tema mais robusto, que se adapte às necessidades de criação de páginas variadas com estilo, recomendo os temas Avada e Jupiter. Estes dois temas permitem construir blogs internos.
Para encontrar outros temas, acesse o portal Themeforest, que possui muitos outros temas.

 

Como eu disse no começo deste artigo, a questão não é ‘só fazer um site ou um blog ou um e-commerce’ . São vários aspectos importantes que precisam ser seguidos, dos quais eu pude destacar apenas alguns deles aqui, que vão além dos detalhes técnicos e focam mais em como engajar o cliente e não somente ter uma página da empresa na internet.

Se sua empresa precisa de um novo website ou deseja melhorá-lo, eu posso ajudá-la um novo website engajar mais seus clientes com sua empresa. Para isso, contate-me através do link abaixo:

http://bit.ly/carlos-soto-formulario-consultoria-vendas-online

Aguardo seu contato pelo formulário para tornar sua empresa o próximo caso de sucesso no aumento de vendas através da internet através deste método de vendas online comprovado.

Um abraço e até a próxima.

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