Como atrair mais clientes compradores na internet em 6 passos

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A internet reúne mais de 104 milhões de usuários, somente no Brasil. É um imenso grupo de pessoas e dentro dele, com certeza, há clientes procurando pela solução para seus problemas.

E este é o motivo pelo qual insisto em dizer para meus clientes que é na internet que as empresas conseguem duplicar ou até triplicar suas vendas.

Mas muitas vezes anúncios que são colocados no Facebook ou no Google Adwords geram cliques, mas não geram vendas. Isto se deve ao fato do anúncio estar atraindo para o funil de vendas todo tipo de visitante e não somente os clientes compradores.

Muitas vezes o erro ocorre logo na definição de objetivo que é proposto por campanha.

Se alguém promete somente muitas visitas e muitos fãs, lembre-se: Muitas visitas ao site não necessariamente geram muitas vendas. Muitos fãs no Facebook também não geram vendas (número de fãs ou curtidas não são métricas relacionadas a vendas).

Sem vendas, a campanha tende a ser um custo e não um investimento para obter-se um retorno positivo como resultado.

É comum as empresas desistirem de venderem pela internet, porque não conseguem enxergar vendas nas campanhas online.

E quando me perguntam como moldar campanhas já existentes ou como criar novas campanhas que atraiam mais clientes compradores do que curiosos, eu apresento esta sequência de passos para tornarem suas campanhas online mais assertivas.

Esta sequência é baseada no princípio AIDA de ´encaminhamento´ do cliente da primeira visita até a venda. Este princípio se baseia na definição de um comportamento de um visitante passa a ter em cada estágio da sua campanha de vendas.

AIDA é um acrônimo para

A – Primeiro, chame a Atenção do seu visitante
I – Desperte o Interesse do seu visitante
D – Gere o Desejo dele obter a sua solução
A – Oriente o visitante a tomar a Ação de contratação / compra

Esta é a visão macro de como encaminhar um visitante para a venda. Se esta sequência não for seguida, o visitante se perde, se desinteressa da oferta e vai embora. Guarde isto!

Encaminhar o visitante é uma forma de conduzi-lo de maneira correta, caso ele esteja interessado em saber mais sobre sua solução e sua empresa e o que ele deve fazer para contratar ou comprar de sua empresa.

Mas como aplicar AIDA nas campanhas de maneira certeira?

Siga estas 6 etapas para a produção do seu conteúdo:

Passo 1 – Ofereça o que seu cliente deseja, mostrando o resultado que ele espera

O que chama a Atenção de um visitante é o que ele deseja. É neste momento que sua empresa pode apresentar a transformação que ela gera para o cliente.

Algo como: “Duplique suas vendas através da Internet”

O que tem que ficar claro para o leitor é ´O quê?´(duplicar as venda) e como (através da internet)

Onde aplicar: Onde ocorre o primeiro contato com seu cliente: títulos ou imagens das campanhas.

Passo 2 – Desperte o Interesse falando de algo que o cliente deseja resolver e que sua solução (produto / serviço ) resolve

O Interesse do visitante é despertado quando se fala do problema que ele tem.

Seguindo o exemplo anterior:  ‘Muitos empresários não sabem como aumentar suas vendas’

Quanto mais detalhada é a descrição do problema, mais identificação do seu visitante com o seu conteúdo.

Onde aplicar: Logo no início do conteúdo (texto – página de site –  ou vídeo).

Passo 3 – Explique a causa do problema, para continuar mantendo o interesse

‘Os empresários não conhecem o potencial de vendas que a internet possui ou tiveram experiências de campanhas online sem resultados.’

Aqui, ao falar dos bloqueios ou medos, você está comunicando ao visitante que você conhece bem o que ele está sentindo.

Onde aplicar: No conteúdo.

Passo 4 – Apresente a solução

‘Com esta consultoria você vai receber dicas de um método que vai levar seu negócio para um próximo nível, com mais vendas e clientes satisfeitos pelos seus produtos e serviços’

A apresentação da solução deve estar de acordo com o que está sendo discutidos nas fases anteriores. Aqui a solução é uma sequência normal dos fatos descritos. Evite forçar a venda, apresente-a como verdadeira solução.

Onde aplicar: No conteúdo, mais para o final.

Passo 5 – Celebre a conquista alcançada

‘Você não precisa ficar com medo da tecnologia para multiplicar suas vendas. Muitas empresas já contam com a internet como responsável por grandes fatias das vendas. Elas já sentem a expansão seu mercado e tranquilidade da automatização dos processos de vendas.’

Este é sua chance de apresentar os benefícios do uso do seu produto / serviço. Lembre-se, neste estágio você está despertando o Desejo do visitante em se tornar seu cliente.

Onde aplicar: Antes da chamada para a ação.

Passo 6 – Detalhe o que o visitante precisa fazer nesse estágio da sua campanha. Chame-o para a Ação.

‘Agora que você conhece os benefícios que este método pode gerar em seu negócio, clique no link a seguir e contrate nossa consultoria premium

Aqui deve ficar claro o que o visitante deve fazer para se tornar seu cliente. Muitas vezes, falta esta etapa e o visitante vai embora, sentindo o gostinho de quero mais.

Onde aplicar: no final de sua oferta.

Aplique AIDA em suas campanhas o quanto antes!

Você consegue agora visualizar como estes 6 passos podem orientar seu visitante a contratar / comprar seus serviços e produtos?

Perceba que só com a aplicação destas etapas, as suas mensagens chegarão mais claramente aos seus potenciais clientes, independente do canal de comunicação que você esteja usando para a divulgação dos seus produtos ou serviços.

Cada uma das etapas se comporta como um filtro onde os interessados vão interagindo cada vez mais com seu conteúdo, deixando os curiosos de lado.

Quanto mais específica for a definição de cada uma destas etapas, mais selecionado será o seu público.

Por isso, defina bem o produto que sua empresa deseja divulgar na internet.

Porque para atrair a atenção, despertar o interesse e para que a ação final deles seja a compra / contratação de seus produtos e serviços, você deverá mostra que entende do assunto, ou seja, a necessidade real do cliente e também da solução para o problema dele.

Este modelo tem suas variações para carta ou vídeo de vendas, mas se você aplicar estes passos simples em suas campanhas notará os resultados positivos com certeza.

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E se sua empresa precisa de ajuda para utilizar a internet de forma correta para alavancar suas vendas, melhorando suas campanhas e trazendo mais compradores, clique no link abaixo e entre em contato. Retornarei o mais breve possível.

Formulário de contato.

Fique bem e boas vendas.

Um abraço

Carlos Soto
Especialista em Vendas Online

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