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Saber se seu site é mobile friendly, ou seja, que se adapta a dispositivos móveis, é MUITO IMPORTANTE, porque se ele não for, você está perdendo visitas e perdendo vendas!
Isto porque cada vez mais pessoas utilizam seus smartphones para acessarem a internet e fazerem visitas a sites. Atualmente (início de 2016) são aproximadamente 52 milhões de pessoas que tem smartphone, falando somente do Brasil!
E deve ser lembrado que o usuário de um smartphone é mais inquieto e exigente. Portanto, ou seu site ‘se encaixa’ direitinho no celular do visitante ou ele simplesmente fecha o navegador, parte para a próxima opção da pesquisa e não volta mais. Você acabou de perder uma venda.
O próprio Google Adwords gera um aviso para quem está fazendo campanhas em sites que não se adaptam ao celular:
Muitos erros (e irritações do visitante) acontecem por imagens que ficam fora da tela, texto que fica pequeno demais ou grande demais, menus que não respondem ou um layout todo torto e bagunçado. Isto porque o site não é adaptado a dispositivos móveis.
Neste ponto surgem alguns comentários dizendo que o melhor é um site feito para mobile e outros falam que o site deve ser responsivo (adaptado aos vários tamanhos de tela).
Para saber qual é o melhor é necessário olhar para o conteúdo do seu site. Lembrando que para caberem em telas menores os conteúdos são reduzidos (figuras) e adaptados em fila, um em baixo do outro (texto), se esta fila ficar muito extensa e cansativa, então é melhor que seu site tenha uma versão para mobile com menos opções de conteúdo. Isso acontece quando o site em questão é um grande portal de notícias, com bastante conteúdo, vária sessões e categorias de assunto.
Mas na maioria das vezes o que se tem são sites de conteúdo menor, que não chega a ser cansativo visualizá-lo em uma tela reduzida de um smartphone. Para estes casos se o seu site for responsivo atenderá perfeitamente a necessidade de adaptação nas várias opções de tamanho de tela e de dispositivos (celulares ou tablets). E por ser reduzido, o conteúdo precisa ser o mesmo em qualquer visualização, qualquer que seja o dispositivo.
Aliás, este blog é responsivo e se adapta ao seu dispositivo perfeitamente. Tente acessá-lo através de um leitor de QR-Code, mirando na imagem abaixo:
Você deve ter visto que a leitura continua agradável quando o texto passa a ser lido em um dispositivo móvel.
Este é um dos requisitos de um site ´mobile friendly´, ser lido perfeitamente.
Para o Google um site é ‘mobile friendly’ se:
1- Conteúdo fica completamente “encaixado” na tela, sem a necessidade de uma barra de rolagem horizontal.
2- Possui um layout de utilização simples, com links e botões fáceis de operar.
3- Texto legível sem a necessidade de zoom.
4- Sem o uso da tecnologia Flash, que não são acessíveis em alguns dispositivos mobile
Mas como saber se seu site é mesmo mobile friendly?
1 – Pergunte ao Google
O próprio Google valida estas e outras questões sobre a adaptabilidade do seu site a dispositivos móveis.
Para acessar o teste use este link.
2 – Responsinator
Aqui é mostrado como fica seu site em vários tipos de dispositivos, smartphones e tablets.
Assim como no teste anterior, basta inserir o endereço do site (URL) e pedir para a ferramenta analisá-lo.
O link para o Responsinator é este.
3 – Quirktools Screenfly
Por fim, esta última ferramenta não só mostra a visualização do seu site em vários tipos de dispositivos (vários mesmo) como também exibe-o simulando o comportamento destes dispositivos. É um ambiente de emulação, com muitos recursos de teste.
Acesse esta ferramenta neste link.
4 – Brinque com seu navegador
No seu desktop, use a janela do seu navegador para ver se o conteúdo do seu site se adapta aos diferentes tamanhos de tela. Se o site for responsivo, ele se adaptará a toda alteração de tela que você fizer, reordenando o conteúdo para melhor visualização.
Estes testes só não funcionam quando o site for “feito para mobile”. Isto porque nestes casos o site identifica aonde (em que dispositivo) está sendo visto o site. Ou seja, se você estiver visitando seu site pelo desktop, ele vai mostrar o layout para desktop. Então para ver um site assim em um shmartphone, ele deve ser visualizado em um smartphone.
Recaptulando, você precisa dar atenção ao público do seu site que está visualizando seu conteúdo através de um smartphone. O número destes visitantes crescerá cada vez mais.
Com isso, o uso de smartphone para acessar a internet se tornará um hábito que aumentará o uso de celulares para outras operações, como pesquisa no Google, leitura de e-mails e compras.
Se seu site ainda não é mobile friendly, eu posso lhe ajudar.
Para isso, preencha o formulário abaixo para eu conhecer melhor você e sua empresa, e entrarei em contato em breve.
Um abraço e boas vendas!
Carlos Soto
Especialista em Vendas Online